sábado, 18 de junho de 2011

Homoafetividade - Um pouquinho sobre nós!

Sensibilizar as pessoas em relação a hossexualidade é importante para eliminar o preconceito (homofobia – aversão a homossexualidade).
Difundir informações mais esclarecedoras é algo necessário para todos nós que estamos buscando entender a sexualidade, seja homo, bi ou hetero. A certeza de que quanto mais informação sobre a homossexualidade, menos preconceito vivenciaremos.
Homossexualidade ou homoafetividade é o comportamento que se caracteriza pelo interesse sexual exclusivo ou dominante por pessoa de mesmo sexo. Recebe essa denominação em contraposição a heterossexualidade, ou interesse sexual por pessoa de sexo oposto. Nas últimas décadas do século XX, tornou-se popular o termo gay para designar homens e mulheres homossexuais. A homossexualidade feminina costuma denominar-se lesbianismo, palavra derivada de Lesbos, ilha grega onde a poetisa Safo liderava um grupo de mulheres.
É importante diferenciar Sexo de Sexualidade, o Sexo refere-se ao gênero (masculino ou feminino) ou ao ato sexual, e a sexualidade defini-se pela forma que a ORIENTAÇÃO SEXUAL se manifesta e pode ser: Heterossexual, Homossexual, Bissexual, Transexual, Pansexual.
Na Grécia antiga, a homossexualidade era aceita e até mesmo considerada uma forma de relacionamento amoroso superior ao heterossexualidade.
Na cultura judaico-cristã, foi de maneira geral interpretada como comportamento pecaminoso e assim, em todo o Ocidente, passou a ser visto como socialmente inaceitável e mesmo sujeito a punições.
A atração erótica entre pessoas de mesmo sexo é aprovada, tolerada ou punida segundo a comunidade e a época em que se verifique. A moderna sociedade ocidental, em que as idéias sobre a sexualidade em geral estão em permanente evolução, tende a reduzir as restrições morais a pessoas que preferem relacionar-se sexualmente com outras de mesmo sexo e mesmo a amparar legalmente as uniões homossexuais.
Nos dias atuais existem inúmeras teorias que tentam explicar a HOMOAFETIVIDADE, dentre elas a teoria da lateralidade, a hormonal, a genética, a primeira experiência sexual e a teoria Freudiana.
É importante ressaltar que nenhuma teoria explica a questão da homossexualidade, são apenas teorias não confirmadas...
Assim como a heterossexualidade, a homossexualidade é um estado mental. Não há nenhuma doença ou desvio de comportamento ou perversão. Mas não é raro encontrar pessoas que insistam nisso mesmo no meio dos profissionais de saúde.
Em dezembro de 1973 - a APA (Associação Psiquiátrica Americana), propõe e aprova a não consideração da homoafetividade como doença.
1985 - O Conselho Federal de Medicina do Brasil (CFM) propõe e aprova a não consideração da homoafetividade como doença.
Nos anos 90 - o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) onde são identificados por códigos todas os distúrbios mentais, que serve de orientador para classe médica, principalmente, para os psiquiatras, propõe e aprova a não consideração da homoafetividade como doença.
1993 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) retira o termo "homossexualismo" (que da idéia de doença) e adota o termo homossexualidade.
Recentemente emprega-se o termo HOMOAFETIVIDADE, que retira o perjorativo do sexo e considera o amor e o afeto como condição primordial tanto da heteroafetividade como da homoafetividade.
                  Assumir a própria homossexualidade é enfrentar: a decepção dos pais, a vergonha da família, o afastamento dos amigos, o preconceito no trabalho, a discriminação da sociedade e a condenação da igreja. É tem que ser muito MACHO pra se fazer isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário